-
Arquitetos: R79
- Área: 600 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: Hansgrohe, AXOR, Delta Faucet, Jason Wu, NewTechWood, VALVO, Verolegno
Descrição enviada pela equipe de projeto. A disposição dos espaços de convivência, seja pública ou privada, ao redor de um corpo d'água foi a premissa fundamental do projeto que trabalha a partir de um vazio na topografia resultante de um projeto anterior que foi descartado uma vez começada sua construção. O corpo d'água rodeia a construção e pode ser contemplado dos principais pontos de interação dos usuários em seu dia a dia.
É assim que, ao acessar a casa, observamos como a circulação vertical "flutua" sobre a água, além de nutrir pequenas ilhas vegetais que emergem da mesma e se encontram em relação direta com os principais espaços de convivência familiar: a cozinha e o dormitório familiar localizado no pavimento superior. A circulação horizontal que une os espaços privados com a escada também se aproveita desta agradável vista e da uma nova cara ao corpo d'água ao ser observado a uma altura de 3 metros do chão.
A casa é muito aberta, com a clara intenção de fundir interior e exterior, fazendo desaparecer o limite físico entre eles.
A paleta de materiais é muito simples. Pedra e madeira contrastam e harmonizam com vidro e aço. Dentro desta gama básica, buscou-se criar uma variedade de usos, formatos e texturas, de forma que, por exemplo, a pedra pudesse ser utilizada para o piso com placas enormes que criam uma continuidade do espaço público com o privado mas, ao mesmo tempo, pode ser interrompida por um caixilho muito fino que demarca a separação com o terraço de pé direito duplo. Pode, ainda, minimizar-se ao extremo, adquirindo um caráter rugoso e servir como arremate para certos elementos.
A escolha do mobiliário, decoração e ambientação foi feita à parte da encomenda do projeto e lida com grande simplicidade e sobriedade com a proposta, para ressaltar as linhas do objeto e enfatizar a importância do espaço externo. Um exemplo claro disso é o grande quadro tridimensional na sala de estar, que combina diferentes espécies de madeira com espelhos triangulares que nos dão pistas do que está do lado de fora.